Vida, cultura & arte
- Mariza Missako Sakamoto
- 13 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Título da obra: Metamorfose
A arte pulsa no espaço pictórico, tal qual um coração que bate no peito e transforma o sentimento do artista em formas simbólicas, figurativas ou abstratas, fornecendo-nos indícios para uma leitura da sociedade – uma escrita visual, cujas imagens comunicam a visão de mundo, sob a perspectiva do artista.
A arte é uma das mais antigas formas de manifestação e expressão criativa da humanidade, que remonta há séculos e chega atualizada nos dias de hoje, transformando-se constantemente. Embora tenha um caráter universal, para entendermos melhor a obra é necessário considerar o contexto, seja ele histórico, social, moral ou religioso a qual se insere. A cultura de um povo influencia e é influenciada pela sua arte, pois o seu modo de viver, suas experiências, seu cotidiano e suas histórias mobilizam o olhar do artista, que o interpreta, criando formas sensíveis e estéticas, devolvendo-as para a sociedade.
Por sua vez, as pessoas (apreciadores) reinterpretam as criações artísticas por meio de associações de ideias, permitindo a elaboração de novas e variadas leituras da obra de arte, de acordo com o seu repertório de conhecimento. A reflexão levará o indivíduo a novos patamares da consciência sobre o que acontece a seu redor e desse modo a arte contribui para a educação do olhar.
Na criação, nada é aleatório: a intuição fornece o “insight” (compreensão súbita de alguma coisa) para o artista, mas o intelecto formula e organiza o pensamento.
Minhas pinturas surgem a partir de ideias espontâneas que ganham espaço no papel, em configurações lineares e áreas de cor. Essas representações sugerem algumas imagens, remetendo-nos a lembranças de lugares, objetos, recordações de momentos vividos e situações variadas.
As linhas caminham livremente pelo papel e a cor desempenha uma função primordial, definindo formas e criando movimentos no quadro: uma profusão de ideias sobre a vida contemporânea, onde os traços conduzem o olhar, num passeio pelo universo da imaginação.
Caminhos sinuosos nos levam à contemplação e ao mesmo tempo nos inquietam, num mundo de incertezas. São reflexões sobre a sociedade plural e complexa, sob os títulos: “Metamorfose”, “Natureza orgânica” e “Movimento eólico”, todos feitos em técnica mista sobre papel, em tamanho 31,5cm x 43,5 cm (2018).

Título da obra: Natureza

Título da obra: Movimento Eólico
Mariza Missako Sakamoto
É mestre em Educação, Arte e História da Cultura, arte-educadora, pedagoga e artista visual. Coordenadora e professora do curso de Artes Visuais e Teatro da Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP) e sócia-fundadora do Cactus Atelier, onde ministra aulas particulares de desenho e pintura. Contato: mzmariza@yahoo.com.br
Comments