top of page

Arte

pra

quê?

O primeiro contato que as crianças têm com as palavras, geralmente, se dá por meio dos livros ilustrados. Crianças sempre ficam fascinadas com narrativas acompanhadas de belas imagens, contos de fadas ou desenhos geométricos repletos de cores vibrantes.

 

Ler um livro infantil permite o exercício da imaginação, desperta a emoção e aguça os sentidos do jovem leitor. É comum as crianças quererem saber o que acontece aos personagens depois que o livro termina. Esse processo de tentar adivinhar o que vem depois é uma atividade prática chamada ficcionalização, e é exercida pelos maiores escritores do mundo.

 

Pensar por meio da imagem, criar fantasia e ser estimulado por uma narrativa clara, são os métodos mais eficientes para desenvolver na criança a curiosidade, a criatividade e a habilidade de se comunicar através do correto uso da linguagem.  

Arte pra quê?

 

Incentivar a produção literária por meio da observação de obras de arte é uma experiência estimulante e gratificante tanto para os professores como para os alunos, pois é apenas uma extensão de um processo iniciado na infância.

 

Quem faz literatura também é artista, e a mescla da produção de texto com a leitura visual de imagens é um procedimento que estimula a criatividade, desperta a fantasia, e faz da hora de escrever um momento rico de aprendizagem. A escrita criativa trabalha com emoções provenientes do nosso inconsciente, com sensações físicas e percepções estéticas imbuídas de significados distintos que variam de acordo com a experiência do narrador.

 

Mas essa descrição também poderia ser dada aos outros tipos de manifestações artísticas, além da escrita criativa, uma vez que a imaginação é a semente da originalidade, da capacidade de inventar e de inovar presente em todos os tipos de artistas.

A arte abstrata, por exemplo, ativa nossa percepção irracional e promove o desenvolvimento do pensamento não-linear, presente tanto em trabalhos artísticos como em textos literários. A escrita criativa e as belas artes também possuem algo mais em comum: a poesia. Ambas necessitam da elaboração de metáforas para que possam transmitir uma ideia ou uma mensagem imbuída de significação ou de valor. Perceber a conexão existente entre os processos de elaboração da obra de arte e da produção de um texto literário criativo nos dá a chave que abre as portas para o estabelecimento de uma parceria eficiente entre as duas técnicas.

"Pensar por meio da imagem,

criar fantasia e ser estimulado por uma narrativa clara,

são os métodos mais eficientes para desenvolver na criança a curiosidade, a criatividade e a habilidade de se comunicar através do correto uso da linguagem. " 

Carta de Van Gogh com ilustração.

bottom of page