A pergunta de 1 milhão de dólares!
- Tamara Ramos Feijó
- 27 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

No último evento para professores realizado pelo Autores Artistas em uma escola de ensino fundamental, fizemos aos presentes uma pergunta que vale 1 milhão de dólares. Literalmente! Professores de todas as áreas do conhecimento, e de vários países, que encontraram a resposta certa a essa pergunta, estão hoje faturando milhões de dólares.
A pergunta foi a seguinte:
O que os jovens dessa nova geração precisam aprender para serem bem sucedidos no século 21?
Mesmo sendo posicionados em grupos para que pudessem elaborar a resposta em conjunto, os professores não conseguiram responder. As respostas foram vagas como: valores, educação, disciplina, informática. Mas os professores não conseguiram pensar num conjunto de disciplinas que os ajudassem a desenvolver as habilidades requeridas para o sucesso profissional desse novo aluno que atuará num mercado profissional completamente diferente neste século 21.
As competências e habilidades exigidas para o século 21 foram elaboradas pela Unesco em 1996, e pela OECD-PISA (Organização para o Desenvolvimento e Crescimento Econômico), ao final do século 20. Essas organizações educacionais sabem que o currículo atual que está sendo ensinado nas escolas não é suficiente para o desenvolvimento de profissionais competentes que ingressarão o mercado de trabalho dentro de dez anos.
Hoje é sabido que 60% dos alunos que estão no ensino fundamental neste momento, terão profissões que ainda nem foram inventadas!
Por essa razão, é de extrema urgência atualizar nossa forma de pensar e de ensinar a educação dentro das escolas brasileiras.
O modo de pensar adequado ao novo milênio exige criatividade e inovação, pensamento crítico, tomada de decisão, flexibilidade e habilidades para solucionar problemas. O indivíduo deve estar aberto a novas ideias, ser persistente na hora de implantar um projeto inovador e estar disposto a aprender com os erros. Também deve aprender a avaliar a si mesmo de forma crítica para que possa identificar os pontos falhos e os pontos positivos de seu desempenho com o intuito de aprimorá-lo (metacognição). E é preciso conhecer as ferramentas necessárias para desenvolver uma mente empreendedora, capaz de criar novos trabalhos e serviços num mundo onde cada vez mais haverá escassez de empregos formais.
Além disso, o jovem profissional do novo milênio precisa ter letramento em informação proveniente de todos os meios, principalmente o tecnológico. Deve ser capaz de utilizar as informações adquiridas pela rede de forma individual e em grupo. Deve saber produzir gráficos, mapas e apresentações complexas utilizando programas de computador.
O problema é que os professores dessa nova geração não são nativos digitais e, a maioria deles, ainda não desenvolveu em si mesmo as habilidades que precisaria ensinaria aos seus alunos.
Porém, há professores empreendedores que estudaram a fundo essa pergunta e encontraram a resposta através da criação de novos modelos educacionais. Professores como Salman Khan, Deanne Jump, Shane e Jocelyn Sams, e a brasileira, Janaina Spolidorio, estão lucrando alto comercializando atividades para professores e aulas virtuais para jovens dentro dos parâmetros requeridos pela Educação do século 21.
Deanne Jump foi destaque da rede televisiva CNN por faturar 1 milhão de dólares comercializando planos de aulas para professores do ensino fundamental. Com uma visão integrada sobre Educação, Deanna desenvolve pacotes de aula que exploram um mesmo tema sob variados ângulos, possibilitando o ensino de cada matéria no formato interdisciplinar, e que desenvolve nos alunos as habilidades requeridas ao novo século desde pequenos.
Shane e Jocelyn, em entrevista a Forbes, revelaram o segredo do sucesso do seu negócio educacional:
“O nosso negócio de educação é muito passivo. Todo o conteúdo já foi criado. Todos os sistemas de marketing são automatizados. Isso traz milhares e milhares de dólares a cada mês, onde as pessoas pagam mensalmente para acessar esses planos de aulas ao longo do ano letivo. Temos centenas de membros. “
Portanto, o século 21 está abrindo a possibilidade de enriquecimento aos professores que antes era impensável. Cabe a nós, professores, nos atualizarmos e começarmos a desenvolver produtos para atender a demanda gigantesca que está começando a surgir na área da Educação neste novo milênio.
Comments