CARAVAGGIO no Instituto Neymar Jr.
- Tamara Ramos
- 15 de out. de 2015
- 2 min de leitura

No dia 14 de outubro, os alunos do Instituto Neymar conheceram Caravaggio, um dos maiores pintores do período do Renascimento.
Caravaggio nasceu em 1571, numa pequena aldeia italiana chamada Caravaggio, e daí tirou o seu nome artístico. Quando tinha 12 anos, passou a frequentar o ateliê de um pintor: Simone Peterzano.Aos 15 anos, Caravaggio fugiu para Roma, onde passou por vários ateliês.
Ficou conhecido por usar pessoas simples do povo para retratar personagens importantes da Bíblia, o que causava desgosto nos padres e religiosos da época.
Muito briguento e de temperamento violento, CARAVAGGIO se envolveu em duelos e confusões por todos os lugares que passou.
Após um período inicial de miséria, quando chegou a vender pinturas nas ruas, ele passa a trabalhar para o cardeal Del Monte, patrono da escola de pintores de Roma, a "Academia de São Lucas". Com um aposento no "palazzo" do cardeal e uma pensão regular, Caravaggio realiza uma série de importantes quadros de temática religiosa.
Características mais importantes de suas pinturas:
Retrata o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos, prostitutas. Outra característica marcante são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros, a técnica do chiaroscuro (sombra e luz).
Fim das esperanças
Em 1606, afundado em dívidas por causa da sua vida boêmia, CARAVAGGIO mata um homem durante uma briga de jogo e foge de Roma.
Passa o resto da vida fugindo para vários lugares como Malta, Sicília, Siracusa, Nápoles e Palermo.
Ele ainda estava ferido depois de um ataque à espada que sofreu de um inimigo, quando soube que o Papa o havia perdoado por seu crime e o autorizado a retornar a Roma. Mas nunca conseguiu retornar a Roma. O barqueiro que o levaria de volta roubou seus pertences e dinheiro e o abandonou sozinho para morrer. Caravaggio estava com apenas 39 anos quando faleceu em 1610.


OBRA ANALISADA:
MEDUSA
Cabeça de Medusa ou simplesmente Medusa é uma das obras-primas do pintor Caravaggio, de 1597.
O retrato de Medusa era muito usado nas armaduras e nos escudos dos guerreiros dos séculos 16 e 17, pois na mitologia grega é tida como a deusa da estratégia e da guerra justa e, também, da sabedoria, de modo que esta obra nasceu como um escudo de desfile.



Comments