FOTO INÉDITA DE VINCENT VAN GOGH É DESCOBERTA EM PARIS
- Jornal L'Express
- 4 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Um documento extraordinário, que acabou de ser exumado, revela Vincent van Gogh e Paul Gauguin posando juntos na mesma fotografia. Esta é a primeira vez que estes dois artistas brilhantes aparecem juntos numa imagem. Sentado ao lado de Vincent, com uma boina escura, podemos ver também um de seus melhores amigos: o pintor Emile Bernard. A foto é datada de 1887. Esta é uma descoberta surpreendente feita por um famoso comerciante de fotografias francês, Serge Plantureux. Apenas algumas fotografias de quando Van Gogh era criança são conhecidas, além da foto onde ele aparece de costas para a câmera em companhia de Emile Bernard. Podemos ver aqui, pela primeira vez, o brilhante pintor holandês em sua idade adulta (outros retratos da mesma época estão curculando, mas a autenticidade é discutida). Van Gogh é o terceiro a partir da esquerda, com o cachimbo na mão.
A foto foi tirada no pátio da casa do diretor teatral, André Antoine, que havia convidado os jovens artistas para trabalhar no seu Teatro Livre, em Paris.
Entre 120 000 e 150 000 € A pesquisa de Serge Plantureux, que já tinha desenterrado uma fotografia original de Baudelaire em 2013, estabeleceu que todos esses personagens estavam em Paris, em Dezembro de 1887. Van Gogh deixou a cidade em Fevereiro de 1888 para morar em Arles, e todos nós sabemos das trágicas conseqüências que se seguiram a essa mudança, como a violenta discussão com Gauguin, que foi ameaçado com uma navalha antes do gênio holandês cortar um pedaço da própria orelha. Esta cena terrível aconteceu em Dezembro de 1888, exatamente um ano após a fotografia na Rue Blanche, que vemos acima, ter sido tirada. Esta foto preciosa foi encontrada por Serge Plantureux nos fundos da casa do editor e livreiro Ronald Davis, fornecedor oficial da família Rothschild. A foto irá para leilão no dia 19 de Junho, em Bruxelas, em uma venda de fotografias antigas. O valor estimado dessa relíquia está avaliado entre 120.000 e 150.000 euros.
Fonte: Jornal "L'Express", manchete do dia 30 de abril de 2015.
Commentaires