MOZART e o financiamento coletivo
- Tamara Ramos
- 1 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Histórias de artistas que enfrentam dificuldades para conseguir financiamento para realizar sua arte são comuns em todos os países. Vários artistas, atualmente famosos e mundialmente respeitados, precisaram do apoio da sociedade ou de investidores para a realização de seus projetos culturais e artísticos.
Mas há uma história especial que chamou a nossa atenção: o caso de financiamento coletivo do compositor austríaco, Mozart.
Em 1783, Mozart quis realizar três concertos para piano numa sala em Viena, mas não possuía recursos financeiros para levar o projeto adiante. Por essa razão, ele publicou um convite para potenciais financiadores, oferecendo manuscritos para aqueles que desejassem investir: "As partituras originais dos três concertos, que podem ser realizados com orquestra completa, incluindo instrumentos de sopro, ou apenas em Quattro (dois violinos, uma viola e violoncello), estarão disponíveis no início de abril para todos que se inscreveram (belamente copiadas e supervisionadas pelo próprio compositor) ". – Convite escrito por Mozart. Infelizmente, nem todos os projetos alcançam seus objetivos de financiamento, e em 1783, Mozart também não conseguiu captar o recurso que precisava. Porém, um ano depois ele tentou novamente, e então, 176 apoiadores contribuíram o suficiente para que ele pudesse realizar os concertos. O compositor agradeceu os patrocinadores entregando a eles os manuscritos originais dos concertos, conforme havia prometido.
Quando doamos para a realização de um projeto educacional e/ou artístico, estamos contribuindo para o florescimento de novos talentos e para o desenvolvimento cultural da nossa sociedade. Por isso as recompensas são ainda mais pessoais, especiais e significativas.
O Autores Artistas, inspirado por essa história, acabou de lançar uma campanha de financiamento coletivo na maior plataforma do Brasil, a KICKANTE, para arrecadar fundos para a publicação de um livro didático que será doado a professores e educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situações de risco.
Todos que doarem receberão recompensas exclusivas do Autores Artistas! As cotas variam entre R$ 10 e R$ 50 reais, e você estará participando de uma causa do bem que transformará a vida de centenas de crianças e adolescentes brasileiros!
Os manuscritos entregues por Mozart aos seus patrocinadores, são como as recompensas da Kickante que preparamos a todos os doadores das nossas campanhas. Essa é uma troca divertida que traz benefícios a todos os envolvidos!
Apoie a causa do Autores Artistas e receba você também recompensas especiais, feitas exclusivamente para os patrocinadores do nosso projeto!
QUERO PARTICIPAR!
Comments